Resumo do Livro Escola e Democracia
Na primeira parte do livro temos o diagnóstico das principais teorias pedagógicas chamadas de “teorias não-críticas” e “teorias crítico-reprodutivistas da educação.Sendo elas: Pedagogia Tradicional,Escola Nova e Pedagogia Tecnicista.Mostra as contribuições e os limites de cada uma delas.
Teorias Crítico-Reprodutivistas.São elas:Teoria do Sistema de Ensino como Violência Simbólica;Teoria da Escola como aparelho Ideológico de Estado;Teoria da Escola Dualista.
Essas teorias consideram a Educação como um instrumento da classe dominante. Reproduzem o modelo capitalista vigente.Elas não contêm uma proposta pedagógica.
Na segunda parte temos referência à Teoria da Curvatura da Vara de Lênin “Quando a vara está torta, ela fica curva de um lado e se você quiser endireitá-la, não basta colocá-la na posição correta.É preciso curvá-la para o lado oposto”, referindo-se à política interna da escola a partir de três teses:Tese Filosófica-Histórica, do caráter revolucionário da pedagogia da essência e do caráter da pedagogia da existência;Tese pedagógico-Metodológica; Tese Política
Com estas teses o autor nos propõe uma reflexão sobre a história do homem e a influência desta na educação; as mudanças sociais e as lutas de classes trazidas com o capitalismo e seus reflexos na educação.
O autor questiona a Escola Nova, mostra as suas debilidades,que em vez da educação ser um instrumento para as escolhas do homem livre,democrático, cidadão e autônomo ela acaba se tornando mais uma ferramenta de manipulação e de homogeneização do pensamento crítico da sociedade.
Na última parte do livro o autor conclui retificando a relação entre a educação e a sociedade. Mostra a responsabilidade do professor em transformar cada indivíduo na sala de aula em cidadãos críticos e reflexivos.
A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE
A nossa sociedade passou por diversas mudanças ao longo dos tempos o que influenciou substancialmente a nossa educação.
Desde a Escola