Resumo do livro: desobediencia civil
Tema:
O livro a Desobediência Civil de Henri Thoreau aborda o que seria uma discussão sobre o governo, as formas de liderança justa onde o Estado estabeleça uma relação com os cidadãos, de forma que ele não possa ter sobre uma pessoa mais que aquilo que ela permita.
Pontos Importantes: * No início do livro Thoreau faz uma descrição do que seria a forma perfeita de governo. Ele caracteriza esta como sendo o governo que menos governa. * Os governos são a prova de como os homens podem ter sucesso no ato de oprimir. * Pois, o governo é um artifício através do qual os homens conseguiriam deixar em paz uns aos outros. * “O que desejo de imediato é um governo melhor e não o fim do governo”. “Obedecer a esse governo faria com que eu me sentisse diminuído”. * Diz que ainda não surgiu um homem sequer, capacitado o bastante para estarem no poder, os que existem hoje em dia são apenas aqueles eloquentes, mas o homem que sabe solucionar as questões complexas do dia-a-dia ainda não apareceu.
Conclusão:
Com este estudo, conclui-se que a desobediência civil é um instituto indispensável para o exercício da cidadania e para a busca dos nossos direitos civis, sociais e políticos. A desobediência civil não visa romper com todas as instituições, mas resistir às normas de natureza não democráticas, em situações ocasionais e limitadas. Tal direito se justifica pela necessidade de instrumentalizar o desenvolvimento da cidadania. As reivindicações em torno de direitos tendem a ser o mecanismo adequado para efetuar as mudanças essenciais nas estruturas institucionais do Estado, representando um momento muito importante para a sociedade civil. Não visam o esfacelamento do poder político, mas o aperfeiçoamento do processo social.
Analise Crítica:
Um Estado de caráter igualitário e que se designa apenas a responder por aquilo que lhe convém seria realmente uma forma perfeita de governo, tendo em vista que a sua autoridade não deve