codigo de hamurabi
O código tinha como objetivo unificar o reino através de um código de leis comuns,as leis mostram punições para os descumprimento de regras de varias áreas entre elas estão: construção civil, agricultura,comércio, pecuária, relação familiares, entre outras . As punições eram baseadas na posição que o criminoso ocupava na hierarquia social . Para todo ato considerado fora da lei havia uma punição que acreditava-se ser proporcional ao crime cometido, a punição mais comum era a de morte ,não tinha possibilidade de pedir desculpa.
Algumas das leis mais interessantes são :
- Se alguém enganar a outrem, difamando esta pessoa, e este outrem não puder provar, então aquele que enganou deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
- Se uma pessoa roubar o filho menor de outra, o ladrão deverá ser condenado à morte.
- Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenado à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrado.
- Se uma pessoa deixar entrar água, e esta alagar as plantações do vizinho, ele deverá pagar 10 gur de cereais por cada 10 gan de terra.
- Se um homem tomar uma mulher como esposa, mas não tiver relações com ela, esta mulher não será considerada esposa deste homem.
- Se um homem adotar uma criança e der seu nome a ela como filho, criando-o, este filho quando crescer não poderá ser reclamado por outra pessoa. ^ |
Mudar a ordem Em sumo o código tem a principal finalidade de trazer justiça , mesmo que a maioria de seus