Educação
A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
Este manifesto pretende ser instrumento do curso de formação de professores de Licenciatura em História da UNEB, Campus XVIII, Eunápolis/BA propondo um dialogo com a sociedade do extremo sul baiano. Em defesa da Educação Pública e da efetivação da democracia nos espaços escolares.
Trata- se, sobretudo, de reafirmar compromissos e recolocar o tema da educação pública no campo do direito como bem universal, portanto, como bem comum.
Todo ato de defesa implica tomada de posicionamentos e enfrentamentos frente a algo que se encontra vulnerável. Hoje, como em outros momentos históricos em que fomos convocados a lutar pela educação, somos também chamados a assumir nossos compromissos com a educação em seu sentido público no campo do direito humano. Neste caso, enquanto espaço de produção e socialização do conhecimento, a Universidade tem um compromisso social que se revela no esclarecimento da realidade mas, acima de tudo, no campo da formação intelectual, ética, humana e profissional. Assim, falar em defesa da educação pública e da formação de seus profissionais é resgatar os sentidos e significados que mobilizam o fazer acadêmico e sua estreita vinculação com o conhecimento a serviço da vida, do bem comum.
Com relação a democracia no contexto da educação que queremos podemos pensar em uma educação onde alunos sentem prazer em ir para suas escolas por que lá vão encontrar apoio para o seu crescimento intelectual, lá ele vai encontrar motivos para sonhar com um futuro melhor, mesmo que o presente não seja tão estimulador.
Queremos uma educação de qualidade, professores estimulados e entusiasmados com sua profissão pois receberão apoio do governo e direção escolar na realização de seus projetos e em sua formação que deve ser continuada, esse mesmo professor dará a seus alunos a oportunidade de pensar, de refletir, de ao menos mostrar o seu ponto de vista e poder assim gerir suas ideias frente as novas descobertas no campo do