Resumo do livro - Densidade Urbana - Um instrumento de planejamento e gestão urbana
Cludio Acioly e Forbes Davidson
Em 1995, o governo sueco decidiu criar um novo departamento para lidar especificamente com a questão do desenvolvimento urbano. Isto acrescentou uma forte importância para o desenvolvimento das cidades, com enfoque como centro dinâmico espacial e dado ao inter-relacionamento social.
O presente trabalho é uma tradução ampliada do texto editado na série “Building Issues” que integrou a contribuição sueca à Segunda Conferência das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos, Habitat II, realizada em Istambul em 1996.
Há um questionamento sobre como os planejadores e urbanistas farão para desmembrar essa massa urbana que rege as cidades. Pois de um lado temos uma malha urbana com cidades compactas, densamente ocupadas e verticalizadas. De outro as cidades amenas, "verdes", tranquilas e menos densas.
O texto ressalta que qualquer uma das configurações mencionadas traz consigo uma série de impactos ao meio ambiente urbano. Há uma discussão de que as cidades não vão crescer de forma linear e indefinidamente sobre o seu entorno natural, sem colocar em risco os recursos naturais essenciais a sua própria existência e sustentabilidade.
Então aqui, o que chama atenção do leitor é uma prática de "releitura" sobre o tema sustentabilidade, para analisar como essa dinâmica espacial urbana recebe o desenvolvimento sustentável.
Os objetivos deste estudo foram para: esclarecer as decisões interconectadas com a densidade urbana, rever experiências e estudos de casos onde a densidade assume uma importância particular no processo de desenvolvimento urbano, identificar as variáveis mais importantes que ligam a densidade à performance urbana e oferecer uma gama de pontos de referência, ferramentas e diretrizes que possam auxiliar nas decisões sobre densidade urbana, particularmente para assentamentos de baixa renda; Nesse estudo verificou-se que a percepção sobre