resumo do livro de french
Descoberta
A descoberta está no centro da pratica cientifica, veremos nesse capitulo algumas respostas sobre como as teorias são descobertas, as hipoteses e todos os modelos cientificos.
A visão comun: Momento eureca
Geralmente as descobertas cientificas são algo que ocorre do nada, algo derrepente, em condições de calmaria e relaxamento, veremos um exemplo do cientista grego Arquimedes.
O rei de siracusa queria muito descobrir se sua coroa que tinha ganhado de presente era verdadeira, pois se nao fosse era muito parecida e pediu ajuda a Arquimedes, Arquimedes teve um momento “Eureca” enquanto estava em uma banheira nos banhos publicos, percebeu que a agua deslocada ira servir muito para medir o volume da coroa, se a coroa fosse realmente pura o volume seria igual ao peso de uma coroa de ouro puro, se nao fosse o o volume seria diferente. E foi o que aconteceu o volume era maior e o rei foi enganado.
A visão “Romantica” da criatividade
A visão “Romantica” é a visão em que as descobertas são pensadas como frutos do gênio ou talento, algo que nenhuma regra definida pode ser dada, que por sua vez são atributos de natureza, as descobertas é por fim tida como irracional e não analisável.
Contexto da descoberta Versus contexto da justificação
A ideia é separar aspectos que são irracionais e criativos da pratica cientifica, daqueles que são racionais ou governados por regras.
O contexto da descoberta
Se a descoberta for criativa e irracional não esta aberta a investigação dos filosofos já que eles estão interessados com o que é racional. visão de que o trabalho de descrever as circunstâncias em torno das descobertas científicas representa um contexto marcado pela relatividade, a ser estudado e analisavel por psicólogos e sociólogos.
O contexto da justificação
A teorias são justificadas ou sustentadas pelas evidencias, está aberto a investigação dos filosofos. A filosofia da ciência, na medida em que estaria preocupada com aspectos racionais e