conceitos basicos de economia
Para os mercantilistas, o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos, já os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza em bens produzidos com a natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
O mais destacado dos economistas clássicos foi Adam Smith, considerado o precursor da moderna teoria econômica. Ele acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência, uma mão “invisível” levaria a sociedade à perfeição. Ele advogava a ideia de que todos os agentes em sua busca de lucros o máximo acabam promovendo o bem-estar de toda comunidade. Considerava-se que a causa de riqueza das nações é o trabalho humano e que um dos fatores decisivos para aumentar a produção é a divisão do trabalho. Para ele o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas à proteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras e instituições necessárias, mas não a intervenção nas leis de mercado e consequentemente na prática econômica.
3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Essa teoria surgiu da análise do por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados, a resposta a essas questões constitui importante item da teoria das vantagens comparativas. O autor dessa teoria foi David Ricardo.
4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é explicado pelo nível de produção nacional de uma economia, que, por sua vez, é determinado pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o