mercado financeiro
O Capitalismo Financeiro teve início por volta do final do século XIX e começo do século XX, com a formação dos primeiros monopólios industriais. Depois da II Guerra Mundial, as empresas capitalistas dos países desenvolvidos expandiram seus negócios e atividades por todo o mundo, consolidando o modelo de empresa transnacional. Essas empresas passaram, então, a abrir seus capitais.
Você já deve ter visto o nome de alguma empresa, que termina com as letras S.A. Por exemplo: Petrobrás S.A. Este "S.A." significa Sociedade Anônima, que caracteriza uma empresa de capital aberto, ou seja, que tem suas ações disponíveis no mercado financeiro.
A abertura de capitais das empresas contribuiu para o crescimento acelerado do mercado financeiro dos países onde as suas ações eram vendidas. O crescimento do mercado de ações transformou as bolsas de valores em instituições centrais do capitalismo financeiro. Atualmente, as bolsas de valores dos países estão todas interligadas formando o mercado financeiro internacional. Em meio à infinidade de bolsas de valores espalhadas por todo o globo, algumas têm destaque, tais como a bolsa de Nova Iorque e de Tókio, que movimentam diariamente fabulosas quantias de dinheiro.
Do ponto de vista técnico, o que possibilitou a formação do mercado financeiro internacional foram as novas tecnologias da informação (sistemas de telecomunicação e Internet) típicas da Revolução Tecnocientífica. Essas tecnologias proporcionam a circulação