Conceitos basicos da economia
A economia é considerada uma ciência social, pois com base no comportamento humano, estuda como as pessoas e as organizações se focam na produção, troca e consumo de bens e serviços. A etimologia da palavra economia é de origem grega, onde “oikos” seria casa e “nomia” seria estudo/lei. No conceito mais atual é a ciência que estuda a sociedade, seus recursos, os bens, suas produções, as distribuições de bens e as necessidades humanas.
É através da economia que a sociedade se depara com questões que intrigam a todos, como é o caso da tentativa de resolver a equação dos recursos produtivos que são limitados e as necessidades e desejos humanos que são ilimitados, a escassez, que é problema econômico central de qualquer sociedade. Como a possibilidade de sanar este problema definitivamente é nula, entendeu-se que a resolução para esta questão seria “contorná-lo, definindo prioridades para as alternativas.” No entanto, a elevação do padrão de vida e a evolução tecnológica fazem surgir novas necessidades, tornando cada vez mais difícil contornar essa situação.
“O Sistema Econômico é constituído por todas as leis, regulamentos, costumes e práticas tomadas em conjunto, e suas relações com os componentes de uma economia (agentes econômicos).” A produção, troca e consumo de bens e serviços, são regidos por esse sistema.
Diferenciar necessidade de desejo pode parecer fácil, no entanto, essa é uma questão em que até mesmo os estudiosos se confundem como é o caso de P. Kotler, um dos mais importante do mundo do marketing, que afirma: "Quando uma necessidade não é satisfeita, uma pessoa procurará um objeto que a satisfaça ou tentará reduzi-la. Os indivíduos que pertencem às sociedades industriais podem tentar encontrar ou desenvolver objetos que satisfarão os seus desejos. As pessoas das sociedades menos desenvolvidas possivelmente tentarão reduzir ou satisfazer seus desejos com o que estiver disponível". Ele começa falando de necessidade e