Titanic - Falhas de Projeto
Ao mesmo tempo, dos dois lados do oceano havia grande pobreza, e para os pobres do Velho Mundo havia o sonho de uma vida melhor do outro lado, criando uma grande corrente migratória para o Novo Mundo.
Havia, portanto, um lucrativo mercado de travessia oceânica, e havia a necessidade crescente por navios maiores e mais rápidos para esse objetivo. Estes grandes navios receberam o codinome de “transatlânticos” em referência à sua capacidade de cruzar o Oceano Atlântico com rapidez e segurança, e o termo virou sinônimo de navios de passageiros de grande porte.
Uma rota marítima especialmente importante ligava a Inglaterra e a costa norte da Europa aos Estados Unidos, mais especificamente ao porto de Nova York.
Duas grandes companhias inglesas competiam ferozmente pelo domínio desta rota, a White Star Line e a Cunard Line.
O Titanic era um navio da Classe Olympic operado pela White Star Line.e foi construído nos estaleiros de Harland and wolff em Belfast na Irlanda do Norte.
Neste trabalho tentaremos explicar como e por que aconteceu o naufrágio do mais famoso transatlântico da história. l Titanic – Dados Gerais
Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.
Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos.
A História do Naufrágio
O navio partiu em sua viagem inaugural em 10 de abril de 1912, de Southampton, Inglaterra, fazendo escalas em Cherbourg (França) e Queenstown (Irlanda), para