resumo do livro celso antunes
Diante de todo os processos de mudança na educação e na prática do educador, sugere-se alguns pressupostos para o aprimoramento desses conceitos, abrindo um leque para as novas tendências mundiais, especificando a docência como capaz de transformar uma realidade.
I. EDUCAÇÃO – UM TESOURO A DESCOBRIR
Face à banalização da informação, seu papel não mais poderia ser o de simplesmente informar os saberes que a humanidade acumulara e sim de transmitir de forma maciça e eficaz novos saberes mas também encontrar e assinalar as referências que impeçam as pessoas de ficar submergidas nas ondas maciças de informações.
Caberia assim ao professor um papel radicalmente diferente do que anteriormente exercia: de agente transmissor de informações em selecionador dessas informações, seu decodificador, mostrando como descobri-las e seleciona-las e de que maneira transforma-la em saberes.
II. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Aprender a conhecer
Em síntese, quem aprende a conhecer aprende a aprender, e essa aprendizagem é absolutamente essencial para as relações interpessoais, as capacidades profissionais e os fundamentos de uma vida digna.
Aprender a fazer
... enfatiza a questão da formação e o preparo para o mundo do trabalho.
Aprender a viver juntos, a viver com os outros
Os caminhos do autoconhecimento e da auto-estima são os mesmos da solidariedade e da compreensão;
Aprender a ser
Aprender a ser retoma a idéia de que todo ser humano deve ser preparado inteiramente – espírito e corpo, inteligência e sensibilidade, sentido estético e responsabilidade pessoal, ética e espiritualidade.
III. MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
A escola e particularmente a ação dos professores em sala de aula pode – e deve – despertar e ampliar as inteligências, mas precisa construir competências.
IV. COMPETÊNCIAS,