Case de Sucesso
Airborne Express
Geruza Boing
Prof. Rogério Adilson Lana
Grupo Kroton – Uniasselvi Assevim
Administração com linha de formação em Marketing – MKT 16
16/10/2013
1-A Nike e a Technicolor são dois fabricantes em setores muito diferentes que formaram relacionamento eficientemente com a Airborne. Que outros tipos de fabricantes poderiam se beneficiar dos serviços da Airborne?
No meu ponto de vista, muitas empresas poderiam se beneficiar com os serviços da Airborne, principalmente empresas que distribuem seus produtos para fora do país, ou até mesmo para dentro do país, porém, em locais mais distantes e distintos, e que utilizem de cargas menores, levando em consideração a importância de um serviço ágil e eficiente.
Outro tipo de fornecedor que pode ser beneficiar com estes serviços, são as que possuem milhares de lojas distribuídas pelo mundo, ou seja, podem utilizar do serviço para reposição de fornecimento para as unidades.
2-Que dificuldades a Airborne poderia encontrar no exterior? Que medidas a empresa poderia adotar para superá-las?
Entendo que uma das maiores dificuldades da empresa é a questão do custo do frete, e a pouca acessibilidade aos aeroportos, o que complicaria na distribuição junto às fabricas e armazéns. Fazendo-se necessário a utilização de outro meio de transporte até o ponto final.
Outra dificuldade esta relacionada à concorrência, pois há uma competição acirrada entre as empresas de transporte no preço. Normalmente reduzem o preço para garantir sua participação no mercado.
Acredito que para ser bem sucedida no mercado global, é necessário ter uma grande rede de centros de distribuição, ou seja, além de ter acesso a um razoável numero de frotas de aviões, é necessário caminhões, trens e navios, além de ter serviços diferenciados bem como oferecer tipos de serviços online para se destacar da concorrência, e fazer com que seu cliente tenha confiança e opte pelos serviços da Airborne.
3- Que tipo de poder você