Atps Processos Gerenciais
Centro de Educação a Distância
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Junio Cezar Santana Cordeiro– 423252 – Tecnologia em Gestão Comercial
Leila Siqueira Elias– 430085 – Tecnologia em Gestão Comercial
Polyana Dias Silva – 7932704378 - Tecnologia em Gestão Comercial
Rubens Elias Damasceno– 410955 – Tecnologia em Gestão Comercial
Tuany Hanjel Braga da Mata– 430948 – Tecnologia em Gestão Comercial
Aparecida de Goiânia / GO
CAPITULO 1 – INTRODUÇÃO
1.COPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Conforme Chivenato (1983), uma organização pode ser entendida como o resultado das diferentes ações individuais com a finalidade de efetuar planejadas com o ambiente em busca de um objetivo ou especifico. As organizações podem ser de caráter publico ou privado, depende de quem e o beneficiário: podem ser de caráter governamental ou não-governamental, dependendo se e parte ou não do aparelho do estado: podem ser de caráter lucrativo ou não-lucrativo, dependendo do seu interesse comercial.
A participação dos integrantes de uma organização depende das características individuais de cada um e das oportunidades que cada integrante tem de participar.
Os integrantes de uma organização desenvolvem um conscientizaçao social não so interna á organização, mas principalmente em relação á função social que a organização deve desempenhar.
2.2 CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura organizacional expressa o modo de vida, o sistema de crença e valores e a forma aceita de interação e de relacionamento típicos de determinada organização. Ao longo do tempo, a cultura organizacional passa por mudança, decorrentes da adequação da organização aos meios externos e internos.
Em uma organização, quando falamos em mudança, pode significar desde uma alteração de posição no mercado em que esta inserida, mudança em sua função social, modificação em seu direcionamento estratégico, com uma possível