resumo do filme "O nome da roda"
Ocasionalmente uma série de mortes surge no remoto mosteiro onde as vitimas eram encontradas com a ponta da língua e dos dedos pretos, deixando o povoado em aflição, principalmente os mais religiosos que acreditava que essas mortes eram obras satânicas que faziam parte do Apocalipse. Sendo assim William e seu companheiro Adso passam a investigar essas mortes com mais convicção, principalmente William que possui um orgulho intelectual e ousado, acabando às vezes em algumas situações entrando em desacordo com certos seguidores da santa inquisição.
Conforme a investigação se aprofunda, o monge descobre que as mortes eram causadas pela leitura de um livro proibido, onde havia certo tipo de veneno nas folhas, sendo assim todas as pessoas que violar a lei de não ler o livro, morria antes que o conteúdo fosse espalhado dentre os povos.
Ao decorrer da historia William busca freneticamente uma entrada para a biblioteca da igreja em certa vez sendo impedido pelo Abade superior que diz sobre o inquisidor que esta para chegar à cidade, para solucionar os casos de homicídio, no qual acaba por três pessoas inocentes serem acusados de Heresia, torturadas e depois executadas. William não concordando com essa acusação se impõe aos meritíssimos, sendo julgado como o assassino do local, onde em alguma correria acaba por escapar e em um curto prazo de tempo entrando na biblioteca e achando o assassino locar, Jorge, um monge ancião. Quando William tem acesso ao livro que dizia a comedia não ser certa, pois atrairia o demônio, assim