Pai contra mãe - machado de assis
CURSO DE LETRAS/ESPANHOL
DISCIPLINA DE PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Professora: Andrea Melo
Acadêmica: Thais Costa Marques Portella
Data: 05/10/2011
Resumo comparativo
Este resumo tem como objetivo, comparar o conto “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis e o filme “Quanto vale ou é por quilo”, de Sergio Bianchi, apresentando a realidade de forma crua e chocante.
A obra de Machado de Assis, publicada originalmente em 1906, nos leva ao período onde a escravidão era das mais severas possíveis, usada como simbologia o ferro no pescoço e o uso das máscaras de folha-de-flandres onde havia apenas 03 buracos para ver e respirar, esse último usado com o propósito de que os escravos perdessem o vício da bebida e sucessivamente deixariam de furtar.
O filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas no fundo semelhantes, mesmo sendo lançado em 2005, traz à tona a permanência na atualidade do passado escravista. Sergio deixa claro a impossibilidade de olhar o presente sem levar em conta esse passado, assim como as persistentes desigualdades econômicas, sociais e de direitos no País, explorados também no conto de Machado de Assis.
No conto, Machado evidência a freqüente fuga dos escravos, isto porque a repreensão e também o fato de que ser escravo não era algo que se gostasse. Em decorrência dessas fugas surge um novo ofício, os que capturassem os escravos fujões, em troca recebiam dinheiro ou até mesmo gratificações generosas.
O personagem de Candinho surge tanto no conto como no filme.
No conto Cândido Neves, mais conhecido como Candinho, era um homem de muitos ofícios, e por passar por tantas tentativas de emprego e estar necessitado, entrou na prática da captura dos escravos fugidos. Ele se apaixona por Clara, ela era órfã e vivia com sua tia Mônica, trabalhava de costureira, eles se conheceram em um baile, onze meses depois estavam casados, com uma linda festa e