Resumo pai contra mae Machado de Assis
Dentre as “chaves” existentes, a primeira que é analisada é a religiosa. Max Brod, amigo de Franz Kafka, quem publicou seus textos, dizia que ele utilizava seus textos tinham mensagens e analogias religiosas as quais deveriam ser interpretadas por seus leitores.
Outro grande enfoque dado é para a compreensão das obras do autor é a via psicanalítica que vê na literatura kafkiana uma problemática de com seu pai. Um trauma que o fez querer se libertar da figura paterna e que fica presente, segundo os estudiosos dessa via, em seus textos. Isso ocorria devido às divergências ideológicas e criticas entre pai e filho.
Além disso, há uma terceira analise a qual diz respeito à medicina; Esta analisa e compreende seus textos, dizendo que o autor escrevia inspirado em sua doença, tuberculose.
Ainda que existam três “chaves” que especulam sobre as obras e pensamentos do autor, a verdade é uma: no mundo de kafkiano, os personagens sofrem de conflitos existenciais, como o homem de hoje; os personagens não sabem quais rumos tomar, não sabem dos objetivos das suas vidas, questionam seriamente a existência e acabam sós. É por isso que Kafka parece entender o coração de tantos leitores de suas obras.
Texto reflexivo por: Karina Gomes de Almeida Merencio
O texto literário Um Golpe à porta da granja de Franz Kafka, nos fala do medo e da coragem, das confusões mentais de um personagem principal que na verdade é o retrato do próprio autor, que lida com uma crise existencial e com sua mente “tagarela”, pensante e questionadora.
Kafka faz ainda analogia a um cárcere dizendo que não sabe se um dia conseguirá se libertar de toda essa tristeza e questionamentos que faz a vida. Ele se sente completamente incompreendido e solitário em sua trajetória.
Sua analise e sofrimento