Logística
As atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos são: o transporte e a manutenção de estoque; já que a experiência demonstra que cada um deles representará entre metade e dois terços dos custos logísticos totais.
O transporte dá maior valor de local aos produtos e serviços da empresa enquanto a manutenção de estoques agrega-lhes valor de tempo.
O transporte é essencial pois não há empresa moderna capaz de operar sem precisar tomar algumas medidas necessárias para movimentação de suas matérias primas ou de seus produtos acabados.
Os estoques funcionam como uma espécie de segurança para determinada oferta e demanda de algum produto, para poder garantir aos clientes a disponibilidade dos produtos de maior procura.
Atividades chave:
São quatro as principais atividades que compões a cadeia de suprimentos, todas dividindo igualmente a importância de um bom atendimento, são eles:
Serviços ao cliente: esse serviço auxilia em um melhor entendimento da real necessidade e desejos dos clientes, na qual resulta em uma melhor determinação de como esse serviço será entregue ou fornecido ao seu destino, distinguindo cada cliente com determinada forma de serviço e auxiliando na determinação em níveis de serviço para cada cliente, cativando-os e melhorando o relacionamento entre as empresas periodicamente.
Transporte: Necessário para que a mercadoria ou o serviço cheque ao comprador, existem diferentes formas de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo e náutico; é de extrema importância que seja escolhido para melhor ocasião para que realmente atenda a necessidade de todos, tanto para forma escolhida, melhor aproveitamento da capacidade e utilização de roteiros de viagens, tudo que não comprometa o processo de compra e venda.
Gerência de estoque: O estoque