eass
Os humanos são muito preocupados com o consumo, mas por vezes os recursos e o tempo são escassos.
Microeconomia: Estuda o comportamento dos consumidores e das empresas em seus mercados, as razões que levam os consumidores a comprar mais, ou menos, de um produto e a pagar mais, ou menos por ele. Estuda também os motivos que levam uma empresa a produzir maior ou menor quantidade de uma mercadoria e como seus preços são determinados. E em quais mercados empresas e consumidores atuam.
Comportamento do consumidor;
Comportamento da empresa;
Tecnologia de produção da empresa;
Ambiente no mercado de atuação da empresa, ou seja, análise da concorrência.
Macroeconomia: Analisa as consequências globais das ações microeconômicas. Preocupa-se com o conjunto das decisões de todos os agentes econômicos, que se refletirão em maior ou menor produção de nível de emprego. Inflação, taxa de juros, taxa de cambio, nível de emprego global, crescimento econômico são os objetos de estudo da macroeconomia.
Lei da demanda: Visa identificar os vários fatores que afetam a decisão de compra do consumidor. Ela é fundamental para prever os preços. Os empresários buscam lucro, que depende da receita obtida na venda e dos custos de produção (Lucro = receita – custos). A receita depende de quanto a empresa conseguirá vender e a que preço (receita = preço x quantidade) e a relação entre preço e quantidade vendida depende fundamentalmente da decisão de compra do consumidor, ou seja a demanda.
A lei da demanda é uma relação inversa entre preço e quantidade, ou seja, se os preços subirem no mercado, a quantidade demandada será menor. E se os preços caírem, a quantidade demandada subirá.
A demanda depende de fatores como:
Preço da mercadoria
Preço de outras mercadorias
Renda dos consumidores
Preferencia dos consumidores
Distribuição de renda
Total da população
Disponibilidade de crédito
Politicas governamentais voltadas para o consumo, como