Dom Casmurro
DOM CASMURRO
Machado de Assis
DIADEMA
2013
DOM CASMURRO
Machado de Assis
Trabalho Acadêmico
Apresentado como um dos objetivos da disciplina de Português/Literatura.
Orientadora: Prof. Ilda Maria Carmo
DIADEMA
2013
RESUMO
"Verdadeiramente foi o princípio da minha vida, tudo o que sucedera antes foi como o pintar e vestir das pessoas que tinham de entrar em cena, o acender das luzes, o preparo das rabecas, a sinfonia... Agora é que eu ia começar a minha ópera."
Palavra chave: Romantismo.
SUMÁRIO
Introdução 4
Biografia de Machado de Assis 4
Obra de Machado de Assis 5
Escola literária 6
Dom Casmurro (resumo do livro) 6
Enredo (análise do livro) 8
Justificativa do título 10
As personagens 10
Espaço 11
Tempo 11
Época 11
Narrador 12
Linguagem 12
Conclusão 13
Bibliografia 15
INTRODUÇÃO
Dom Casmurro é um romance do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi publicado em 1899, e é um dos livros da literatura brasileira mais traduzida para outros idiomas.
A obra se insere no realismo brasileiro. Helen Caldwell, crítica norte-americana, autora de três livros sobre Machado, considera Dom Casmurro o "Otelo brasileiro".
BIOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Neto de escravos alforriados foi criado em uma família pobre e não pode frequentar regularmente a escola. Porém, devido a seu enorme interesse por literatura, conseguiu se instruir por conta própria. Entre os seis e os quatorze anos, Machado de Assis perdeu sua irmã, a mãe e o pai.
Aos 16 anos, Machado conseguiu um emprego como aprendiz em uma tipografia, vindo a publicar seus primeiros versos no jornal "A Marmota". Em 1860 passou a colaborar para o "Diário do Rio de Janeiro" e é dessa década que datam quase todas suas