Resumo do filme a virada
O ponto de partida para o estudo da teoria de uma ciência social como a Contabilidade é estabelecer seus objetivos. A nosso ver, a formulação de tais objetivos a partir da observação da realidade transcende os próprios princípios e normas, pois estes, na verdade, fornecem apenas os meios conceituais para atingirmos os objetivos que são os pontos mais altos da estrutura hierárquica da disciplina.
A função da Contabilidade (objetivo)permanece praticamente inalterada através dos tempos, ou seja, quanto a prover informação útil para a tomada de decisões econômicas. A decisão sobre o que é útil ou não para a tomada de decisões econômicas é, todavia, muito difícil de ser avaliada na prática. Isto, como afirmamos anteriormente, exigiria um estudo profundo do modelo decisório de cada tipo de tomador de decisões que se utiliza de dados contábeis.
Por outro lado, não podemos esquecer que a contabilidade atua num contexto social e é influenciada por ele, ao mesmo tempo que o influencia.
Na pratica, o problema é complexo, pois, ou fornecemos conjuntos separados de informação para cada tipo de usuário ou fornecemos uma única informação-relatório, tão abrangente e detalhada, que poderá servir a muitos usuários, embora não sirva para todos.
Em outras palavras, o modelo decisório é influenciado pela informação disponível ou que, historicamente, tem sido utilizada pelos usuários.
Abordagem macroeconômica:
Esta abordagem é semelhante à teoria do comportamento, porém fixa-se em objetivos econômicos definidos.
Um dos aspectos fundamentais desta abordagem é reportar lucros relativamente estáveis de período para período, o que é conseguido por meio de políticas flexíveis de depreciação e de provisões.
Esta abordagem somente seria viável em economias altamente planificadas.
Dedução e indução:
Dedução:
As aplicações práticas são derivadas de raciocínio lógico. E inclui os seguintes passos:
1- A formulação de objetivos gerais ou específicos dos relatórios