resumo do filme A missão
CO (monóxido de carbono)
Reduz a capacidade de transporte de oxigénio até aos tecidos vitais pelo sangue, afectando os sistemas cardiovasculares e nervoso. Em concentrações extremas pode provocar a morte por envenenamento.
Em concentrações mais baixas pode ser gravoso para indivíduos com problemas cardiovasculares e reduz o desempenho desportivo. Concentrações elevadas podem causar sintomas como dores de cabeça, tonturas e fadiga. (Escape dos veículos motorizados; alguns processos industriais.) – (todas as combustões)
_____________________________________________________________________________
NO 2 (dióxido de azoto)
Concentrações elevadas podem provocar problemas do foro respiratório, principalmente em crianças, tais como asma ou tosse convulsa.
É um poluente acidificante, que pode contribuir para a formação de chuvas ácidas, as quais acidificam os meios naturais e atacam quimicamente algumas estruturas (por exemplo, os metais) e os tecidos vegetais.
_____________________________________________________________________________
SO 2 (dióxido de enxofre)
Os seus efeitos encontram-se associados a doenças respiratórias (bronquite crónica ou asma) e cardiovasculares.
É um dos gases que contribui para as chuvas ácidas, que têm como consequência a acidificação dos meios naturais ou a corrosão de materiais metálicos. (Centrais termoelétricas a petróleo ou carvão; fábricas de ácido sulfúrico)
_____________________________________________________________________________
PM (partículas)
As partículas de maior diâmetro são captadas pelas mucosas nasais, que impedem a sua chegada aos pulmões. No entanto, as partículas mais finas (produzidas pelo tráfego rodoviário) conseguem chegar aos pulmões com graves consequências ao nível da saúde.
As partículas microscópicas podem afectar a actividade respiratória, em especial da população de risco, como as crianças e idosos, bem como daqueles que sofrem de