Resumo do Filme "A missão"
Os portugueses designaram os jesuítas à missão de torná-los cristãos deixando de lado suas raízes culturais passando a aceitar de modo passivo a cultura imposta pelos europeus.
A educação proposta era para oprimir e pacificar, o que se reflete até os dias atuais, a educação é oferecida com certa ideologia excludente voltada para atender os interesses da elite dominante.
O filme pontua o funcionamento do sistema educacional montado pela companhia de Jesus, que oferece de certo modo produtividade para a população com bons resultados.
Os jesuítas criaram um plano de estudo que atendesse as diversidades de interesses e de capacidades uma vez que eram eles próprios os únicos educadores de profissões que atendiam a colônia, além de catequizar e instruir os índios, também tinha que incluir os filhos dos colonos. O plano educacional era o aprendizado português incluindo a doutrina cristã, a escola de ler e escrever, além âmbito opcional o ensino de canto orfeônico e de música instrumental, de um lado o aprendizado profissional agrícola, e do outra aula de gramática e viagem de estudos à Europa mostrando a diversidade existente esse plano.
Em uma das cenas do filme mostra o padre jesuíta conseguindo maior aproximação dos índios através da musica, quando ele toca flauta e o som desse instrumento desperta a atenção é como se naquele momento eles estivessem falando a mesma língua.