Resumo do filme desmundo
HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO
BONS ESTUDOS
RESUMO DO FILME DESMUNDO
Trata-se da história de moças órfãs que vieram para o Brasil colônia obrigadas, com a finalidade de se casarem com os colonos portugueses para que estes não tivessem filhos mestiços com as índias. Esse filme teve sua história contada no ano de 1570, onde podemos observar a incessante exploração dos índios pelos colonos portugueses com tratamento desumano, humilhação e escravidão dispensada tanto aos índios quanto as mulheres. Outro fato marcante da época era a opressão dos catequizadores no sentido de impor a religião aos indígenas e tinham como moeda o escambo.
A história tinha como personagem principal Oribela, uma moça religiosa que foi obrigada a casar-se com Francisco de Albuquerque, e este o leva para morar em um distante engenho de açúcar e com isso faz com a moça perca o contato com todas as demais órfãs enviadas com ela para o Brasil. Após o casamento com Francisco Oribela pede ao marido que lhe dê um tempo para que possa acostumar com ele e depois cumprir com suas obrigações matrimoniais. Ocorreu que a moça não se acostumou e portanto, foi violentada fisicamente e sexualmente por Francisco. Oribela não se adaptou com a nova vida, com os costumes e o regime escravocrata imposto pelo marido, também não se acostumou com a nova família, com a mãe e irmão de Francisco, fruto de um relacionamento incestuoso de mãe com filho.
Por fim Oribela não se acostuma com a nova vida e começa a sonhar com a volta pra casa e livrar-se dos maus tratos do marido, momento este que conhece o mercador Ximeno Dias, por quem se apaixona e foge com ele a caminho da Espanha. Oribela mais uma vez foi mal sucedida em sua empreitada, sendo novamente encontrada pelo marido, que em uma disputa acirrada mata seu amante e a leva de volta pra casa. Oribela ao retornar para casa dá a luz a uma criança que possivelmente era fruto do seu relacionamento com o mercador Ximeno