resumo filme Desmundo
O filme Desmundo de 2003 retrata a história de Oribela (Simone Spoladore), que é uma garota órfã muito religiosa trazida Portugal para casar com os colonos, pois a igreja achava que ter relações com as índias e negras seria errado e corromperia os laços portugueses e também seria uma forma dos colonos fazerem uma família e continuarem na região. Oribela por ser muita religiosa não quis se casar e desprezou a todos que queriam casar-se com elas e como castigo foi casada com o homem mais rude daquela região no inicio ela se recusa a selar o casamento, pois não havia estabelecido relações sexuais, mas depois que ela percebe que ele vai lhe maltratar ela resolve se entregar para ele. Nessa história ela conhece Ximeno Dias, que é um mercador tanto religioso quanto ela. Em determinada noite ela resolve fugir e pela manhã chega na aldeia onde Ximeno esconde-la, mesmo ele apresentando uma determinada resistência ele termina aceitando, e no dia da partida da nau ele a ajuda a fugir, mas o marido dela os acha na praia e mata Ximeno Dias levando Oribela de volta, passado algum tempo ela tem um filho, mesmo que num parto sofrido, oque algo desse tipo é engraçado para os índios, então temos esse desfecho, ficando claro que tipo de herança recebemos.
A relação de Francisco (esposo de Oribela) com a mãe era uma relação muito vulgar, pois o próprio já havia estabelecido relações sexuais com a mãe e haviam tido uma filha.
A relação dos homens com as mulheres era algo muito atrasado ainda, pois as mulheres não tinham liberdade, elas eram presas aos homens e só serviam para cuidar da casa e dos filhos.
A relação dos portugueses com os índios era de extremo preconceito, eles viam os índios como animais e os índios eram a mesma coisa de negros, eles só serviam para trabalhar e podemos notar que a igreja não queria que os portugueses se misturassem com os índios, tanto que tiveram que trazer várias meninas órfãs.
Uma das cenas do filme que eu mais gostei foi a