Resumo do filme "desmundo"
Brasil, por volta de 1570. País nos primeiros anos da colonização, ainda todo primitivo e habitado por homens e mulheres rudes.
Para o Brasil eram enviadas órfãs portuguesas para que casassem com os colonizadores que há tempos se miscigenavam com as índias.
Uma delas chamava-se Oribela, jovem sensível e religiosa. Essas órfãs valiam menos que mulas e não podiam exercer sua própria vontade. Seus dentes e dotes físicos eram examinados e elas eram arrematadas como em um leilão.
Oribela rejeita com uma com uma cusparada o primeiro e bruto pretendente, mas se vê obrigada em casar com Francisco que a leva para seu engenho , com a sogra e uma cunhada deficiente, fruto de uma relação incestuosa.
Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo para que ela se acostume com ele e cumprir suas obrigações como esposa, depois de tentar fazer sexo com ela.
Sentindo-se infeliz Oribela tenta fugir, pois quer embarcar em um navio para voltar a Portugal. Na tentativa é quase estuprada pelos marinheiros que deveriam levá-la ao navio, mas acaba sendo recapturada por Francisco, que a leva arrastada de volta ao engenho descalça.
Como castigo Oribela fica acorrentada em um galpão. Deprimida e ferida, com os pés machucados, ela passa os dias chorando, e só tem contato com uma índia, que lhe envolvia seus pés com plantas medicinais.
Francisco a tira do cativeiro, e sua paciência acaba se esgotando e praticamente a violenta.
Mas Oribela continua determinada em fugir. Pela segunda vez disfarçando-se de homem com roupas de Francisco, segue para a vila pedindo ajuda a Ximeno, um comerciante judeu. A princípio Ximeno reluta em dar abrigo a Oribela, mas acaba cedendo.
Oribela acaba envolvendo-se com Ximeno, enquanto aguarda para que ele a coloque em uma nau de volta a Europa.
Com a notícia de que uma nau partirá para a Europa, Ximeno leva Oribela para o embarque, mas os dois são perseguidos por Francisco, e Ximeno acaba sendo morto.
Passado algum tempo Oribela dá a luz, mas