botanica
ABACATEIRO Persea Americana
Partes usadas: Folhas e frutos polpa e semente.
Família: Lauráceas.
Características: Árvore que mede entre 4 a 8 metros de altura. Suas folhas são grandes e seu fruto de cor verde em forma de pêra, contém uma semente esférica.
Princípios Ativos: óleo essencial com metilchavicol, minerais, proteínas, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, material graxo e carboidratos.
Propriedades: É diurético, antianêmico, digestivo, colagogo e anti-helmíntico. É utilizado, também, para eliminar a caspa, detem a progressão da calvície, fortalecendo e suavizando o cabelo.
Indicações: Hepatite, Infecção renal, Infecções da Bexiga, Cefaléia, Diurético, combate o reumatismo, o colesterol, a diarréia, abcessos e o ácido úrico.
Toxicologia:
ABETO Abeto alba miller
Partes usadas: Os brotos e a resina.
Família: Pináceas.
Características: Atinge até 50 m de altura. Produz pinhas que ao amadurecer liberam pinhões e escamas. É também conhecido como pinheiro-do-canadá.
Princípios Ativos: óleo essencial (linoneno, alfa-pineno), glicocídeos e resinas (terebintina), dentre outros.
Propriedades: Revulsiva, balsâmicas, expectorantes, analgésica e anti-sépticas, especialmente das vias respiratórias.
Indicações: Inalação ou ingestão de doses excessivas de terenbintina pode produzir irritação do sistema nervoso, sobretudo em crianças.
Toxicologia:
ABÓBORA Cucurbita pepo
Partes usadas: Fruto, polpa e sementes secas.
Família: cucurbitáceas
Características: Planta rasteira de folhas membranosas e flores amarelas com fruto de numerosas sementes.
Princípios Ativos: Cucurbitacina
Propriedades: Adstringente, laxante, diurética, alcalinizante.
Indicações: A decocção da polpa é indicada nos casos de diarréia e gases; o sumo da polpa para prisão de ventre. O cataplasma das folhas são indicadas em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido. É um