resumo do filme controle absoluto
Resumo
Para se implantar programas de prevenção adequados sobre o uso de drogas psicotrópicas numa determinada população, é necessário, antes de tudo, conhecer-se a realidade desse consumo.
Embora o Brasil já tenha um número significativo de informações sobre o consumo de drogas psicotrópicas, carece, ainda, de dois fatores essenciais para se empreender programas de prevenção efetivos: a ampliação e a atualização dessas informações.
Em maio de 2001, o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (CEBRID), em parceria com a Secretaria Nacional Antidrogas
(SENAD) realizou o I LevantamentoDomiciliar Sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil, ambicioso projeto que envolveu cerca de
300 pessoas, entre consultores, coordenadores, supervisores, aplicadores e equipe técnica do CEBRID.
OBJETIVOS
O objetivo principal da pesquisa domiciliar de caráter nacional sobre o consumo de drogas foi estimar, pela primeira vez no país, a prevalência do uso ilícito de drogas, de álcool, de tabaco e o uso não médico de medicamentos psicotrópicos, além de esteróides anabolizantes. Outros Objetivos:
Estimar o número de pessoas dependentes de drogas, de álcool e de tabaco.
Percepção da população sobre:
• facilidades em se conseguir drogas;
• tráfico de drogas;
• pessoas sob efeito de álcool/drogas;
• riscos graves de se usarem certas drogas;
Verificar quantas pessoas se submeteram a tratamentos pelo uso de álcool/drogas.
Complicações decorrentes do abuso de álcool/drogas.
METODOLOGIA
A pesquisa domiciliar sobre consumo de drogas foi planejada para colher informações em âmbito domiciliar, sendo que a amostra foi sorteada aleatoriamente.
O universo estudado correspondeu à população brasileira residente nas cidades com mais de 200 mil habitantes, na faixa etária compreendida entre 12 e 65 anos de idade.
Os aplicadores da pesquisa receberam treinamento para homogeneizar os procedimentos de abordagem das residências e dos entrevistados, além