Revolta dos Malês
Disciplina: História
Introdução
A partir desse trabalho vamos aprender sobre a Revolta dos Malês, suas causas, seus objetivos, o seu desenvolvimento, e o fim. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos. Apesar de livres, sofria muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo.
Revolta dos Malês
Aconteceu basicamente pela insatisfação contra a escravidão e imposição religiosa.
- O termo “malê” é de origem africana e significa “o muçulmano”.
A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Eles estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com o preconceito contra os negros. Seu principal objetivo era a libertação dos escravos, mas queriam também acabar com o catolicismo e implantar uma república islâmica. De acordo com o plano de ataque, os revoltosos sairiam da Vitória (cidade da Bahia) "tomando a terra e matando toda a gente branca". Tinham como objetivo tomar o governo, e com isso professar suas crenças religiosas, conquistando seus direitos. O passo seguinte seriam eles invadirem os engenhos de açúcar e libertassem os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram armas para os combates. O plano do movimento foi todo escrito em árabe.
Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados à pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados. O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de muçulmanos no período da noite bem como a prática de suas