Gerenciamento de riscos
PMBOK:”O risco de um projeto está sempre no futuro. Risco é um evento ou condição incerta que, caso ocorra, tem um efeito em pelo menos um dos objetivos do projeto. Objetivos podem incluir escopo, cronograma, custo e qualidade….”
Segundo PMBOK, o gerenciamento de riscos de um projeto inclui os processos de conduzir o planejamento do gerenciamento de riscos, identificação, análise, plano de resposta, monitoramento e controle em um projeto. Os objetivos do
Gerenciamento de Riscos de um projeto são aumentar a probabilidade e impacto dos eventos positivos e diminuir a probabilidade e impacto dos eventos negativos de um projeto.
O Gerenciamento de riscos é dividido em 6 etapas:
1 - Planejamento do Gerenciamento de Riscos;
2 - Identificação dos Riscos;
3 - Fazer a Análise Qualitativa dos Riscos;
4 - Fazer a Análise Quantitativa dos Riscos;
5 - Planejamento de Resposta dos Riscos;
6 - Monitoramento e Controle dos Riscos.
O diagrama abaixo apresenta uma visão geral do gerenciamento de riscos de um projeto. Os 6 processos interagem entre si e também com outras áreas de conhecimento definidas em outras etapas do gerenciamento de um projeto.
Planejamento do gerenciamento de Riscos
Identificação dos
Riscos
Análises
Qualitativa/Quantitativa
Registro de Riscos
Controle e
Monitoramento
Planejamento de
Respostas
Figura 11-3 (pg 277 do PMBOK)
Etapa 1: Planejamento do Gerenciamento de Riscos
Essa é a primeira etapa ao se pensar em gerenciamento de riscos. Esse é o estágio no qual se define como se conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para um projeto. Um planejamento cuidadoso aumenta as chances de sucesso das outras 5 etapas do gerenciamento de riscos. Essa tarefa de planejamento deve ser feita logo que o projeto é iniciado e deve ser terminada nas primeiras etapas do planejamento do projeto como um todo.
Por meio de reuniões e analises que podem envolver o gerente do projeto, membros da