xant
Apresenta uma meia-vida em torno de 8 horas em não-tabagistas e de 5 horas em tabagistas. A metabolização é extremamente individualizada, indicando a necessidade de monitorização adequada das concentrações séricas. São observadas grandes discrepâncias entre a dose administrada e as concentrações séricas em indivíduos submetidos a doses idênticas. Cerca de 90% da droga é metabolizada no fígado, e em torno de 60% encontram-se ligadas a proteínas. O estado de equilíbrio é alcançado em torno de 48 e 72 horas. A solubilidade das metilxantinas é muito baixa, o que torna obrigatória para uso farmacológico a formação de complexos com outras substâncias mais solúveis. O mais conhecido desses complexos ocorre entre a teofilina e a etilenodiamina, para que se forme a aminofilina
1,3-dimetil- xantina, a teofilina
AMINOFILINA (1 ampola = 10 ml = 240mg)
A) Via parenteral
Ataque = 6mg/kg – sem uso nas 24 horas
3mg/Kg – com uso nas 24 horas
Manutenção BIC = 0,6 -0,9mg/kg/hora
TEOFILINA Ariston
- Composição cada cápsula contém 300 mg de teofilina.
- Posologia e Administração a posologia deve ser individualizada a critério médico, de acordo com as características do paciente. De modo geral a dose recomendada para adultos é de 200 a 300 mg, 2 vezes ao dia. A posologia para crianças deve ser estabelecida a critério médico.
- Precauções a teofilina não deve ser administrada junto com outros medicamentos contendo xantinas. A sua utilização deve ser cautelosa em pacientes com doenças cardíacas severas, hipoxemia severa, hipertensão, hipertireoidismo, afecções agudas do miocárdio, cor pulmonale, insuficiência cardíaca congestiva e úlcera péptica. A utilização do produto durante a gestação e amamentação deve ser feita somente se os benefícios compensarem os possíveis risco para a criança.
- Reações adversas as seguintes reações adversas podem ocorrer,