Resumo do filme contagio
O filme trata sobre uma contaminação, desde o primeiro infectado até os milhões de mortos, tudo isso com muito realismo, mostrando como as pessoas se comportam diante de uma pandemia.
O filme mostra desde um renomado médico que representa a Organização mundial da Saúde e sua equipe que busca uma vacina para a doença misteriosa até um cidadão comum, o qual perdeu a mulher e o enteado em questão de horas e agora luta para proteger a filha a qualquer custo.
Há muita política envolvida também, como por exemplo, como a população deveria ser informada, até onde eles poderiam falar para não criar uma situação de pânico. Existe também a conspiração com um blogueiro/ jornalista, o qual conspira contra o governo e as indústrias farmacêuticas, fazendo com que as pessoas usem remédios homeopáticos, assim se tornando uma celebridade na internet.
Mas acredito que o principal do filme é como ele retrata o caos que assola a humanidade quando ela se depara com uma pandemia tão poderosa. Pois o primeiro caso foi na Ásia e em questão de semanas já matou 2,5 milhões de pessoas. Chega numa situação que acabam os sacos para colocar os mortos, que estavam sendo enterrados em valas comuns. Além de pessoas se pisoteando para conseguir uma dose de uma possível cura para a doença.
Como o filme mostra quantos dias se passaram desde que a doença começou podemos perceber como em pouquíssimo tempo as pessoas perdem a razão devido ao medo da morte, mostra como estamos despreparados para agir em um caso tão extremo. Como, por exemplo, enfermeiros que entram em greve para não ficarem expostos, lixeiros para de trabalhar para não entrar em contato com o material infectado, escolas fecham, lojas, farmácias e casas são arrombadas e saqueadas. Além de sequestros de médicos e cientistas influentes que são sequestrados por quem se acha no direito de ‘furar fila’ na hora em que a cura for