resumo do curso diversidade na organizaçao
Os cientistas sociais são unânimes em constatar a existência de desigualdades raciais, sociais e de gênero no mercado de trabalho no Brasil. Percebem-se, através de pesquisas, estudos e levantamentos feitos por órgãos competentes, que os países onde a desigualdade social é elevada, também registram índices igualmente elevados de outros fatores negativos, tais como: violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros.
O curso diversidade na organização, oferecido pela fundação Getulio Vargas mostra através de fontes de pesquisa que esta realidade ainda e muito presente nas grandes empresas do Brasil e que apesar de iniciativas tomadas por algumas empresas para combater este tipo de preconceito ainda há muito que ser feito para mudar esta realidade; Estudos comprovam predominância de homens altos, brancos com mais instrução em cargos executivos enquanto que o índice de participação de mulheres e negros nessa função não passa de 10 ٪ em nível de diretoria.
A professora do curso nos chama atenção para a importância da diversidade nas empresas, pois aderindo esta política a empresas conquistara todos os tipos de clientes dessa forma ela só tem a ganhar. O campo empresarial e parte fundamental para a transformação da sociedade, pois aderindo movimentos sociais ambientais ela garante o crescimento do país de forma sustentável.
A adoção de política de diversidade torna as empresas mais flexíveis e sua capacidade para adaptar a novas situações aumenta, aumentando também o seu desenvolvimento e suas relações com o mercado de trabalho em tempos de globalização como e nosso a nossa atualidade. Alem disso a mistura de pessoas e de culturas e de experiências aumenta as idéias de inovação e a criatividade fortalecendo a empresa para que encontre inovações e seja forte na