Resumo do caso dos exploradores de caverna
O Caso dos Exploradores de Caverna
Trabalho de Filosofia
Natasha Ramos Soares
TIA: 3138204 -5 2ºB
Professor: José Resende
Resumo do caso
O caso dos exploradores de caverna trata da história de cinco membros da “Sociedade Espeliológica” (organização amadora de exploração de cavernas), que ao adentrar em uma caverna no ano de 4299 ficaram soterrados por conta de um deslizamento de rochas. Percebendo a demora na volta para casa, a família dos soterrados acionou o secretário da sociedade espeliológica, que através de coordenadas deixadas pelos exploradores, localizaram a caverna e mandaram imediatamente uma equipe de resgate.
O resgate se mostrou extremamente dificultoso e dispendioso. Foi necessário o deslocamento de diversos homens, máquinas, além de engenheiros, geólogos e outros técnicos a fim de desobstruir a entrada, porém, volta e meia o trabalho era interrompido por novos deslizamentos, sendo um deles o motivo da morte de dez trabalhadores.
Passado vinte dias desde o deslizamento, os soterrados descobriram que levavam consigo um rádio capaz de enviar e receber mensagens. No acampamento instalado para o resgate havia um rádio igual, o que possibilitou a comunicação dos exploradores com o mundo externo.
Estabelecida a comunicação, os exploradores perguntaram quanto tempo ainda demoraria para que eles fossem resgatados, a equipe de engenheiros estipulou dez dias, desde que não houvesse novos deslizamentos. Eles pediram então para falar com um médico para saber por quanto tempo eles sobreviveriam com a quantidade de alimentos que dispunham, o médico disse que dificilmente eles sobreviveriam mais 10 dias com tal quantidade.
Sabendo então da remota chance dos cinco saírem vivos, o explorador Roger Whetmore, perguntou ao médico se seria possível eles sobreviverem se comessem carne humana, contrariado, o médico respondeu que sim.
Com a afirmativa do médico, Roger sugeriu aos