Resumo do capítulo 1 do livro Aprendendo Antropologia
Possui uma diversidade dos campos de interesse, porém preocupa - se em revelar a evolução do homem como ser biológico e pensante, através das manifestações culturais, comportamentais da vida em sociedade; dos métodos comparativos que visam compreender as semelhanças dos grupos humanos.
A Antropologia visa o conhecimento completo do ser humano, a compreensão da existência humana em todos os seus aspectos, no tempo e no espaço, partindo-se do principio da estrutura biopsiquica, buscando a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
Tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras. Interessa- se preferencialmente, pelos grupos simples, de culturas diferenciadas, e pelo conhecimento de toda sociedade humana, letrada ou agrafa, extinta ou viva. O Antropólogo tem atribuição de explicar os princípios da formação e do desenvolvimento das sociedades e culturas humanas.
Utiliza de método comparativo em toda investigação antropológica, em busca de respostas para uma infinidade de porquês, na tentativa de responder as semelhanças e diferenças físicas, psíquicas, sociais e culturais. Divisões de campo da Antropologia
A antropologia física ou biológica: visa conhecer a natureza física e os processos fisiológicos do ser humano buscando a compreensão de suas origens, evolução e estrutura anatômica, e esta dividida em:
Paleontologia: estuda a origem e a evolução do ser humano através de estudos dos fósseis de primatas e a comparação ao homem moderno.
Somatologia: estuda as diferenças existentes no ser humano, físicas sexuais, biológicas, etc.
Raciologia: estuda a classificação da raça humana, características, etc.
Antropometria: Estuda as medidas do corpo humano.
Estudos comparativos do crescimento: Visa conhecer as diferenças grupais relacionadas a índices