“Quatro pais fundadores”. Historia da Antropologia
RESENHA CRÍTICA
Nome: Adriana Silva da Fonseca
Curso: História Data: ___/___/_______
Disciplina: Antropologia
Professor: Luiz Gustavo
1. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ERIKSEN, Thomas Hylland; NILSEN, Finn Sivert. “Quatro pais fundadores”. Historia da Antropologia. 1ª Ed. Petrópolis Vozes, 2010 (p. 49-68).
2. APRESENTAÇÃO DO AUTOR
Thomas Hylland Eriksen (nascido em 1962) é professor de antropologia social na Universidade de Oslo. Ele fez trabalho de campo em Trinidad e Maurício. Suas áreas de pesquisa incluem identidade, nacionalismo, globalização e políticas de identidade. Eriksen terminou o dr. polit. grau em 1991, e foi feito professor em 1995, com a idade de 33. Nos 1993-2001 anos, ele foi editor da revista Samtiden .
Uma parte considerável do trabalho Eriksen centrou-se sobre a popularização da antropologia social e transporte relativismo cultural básica, bem como a crítica do nacionalismo norueguês no debate público norueguês. Ele escreveu o livro básico usado nos cursos introdutórios em antropologia social na maioria das universidades escandinavos. O livro, "lugares pequenos - grandes questões" em Inglês, também é usado em cursos introdutórios em muitos outros países, e tem sido amplamente traduzidos, assim como o seu livro de outro grande, "Etnicidade e Nacionalismo: perspectivas antropológicas". Eriksen é um colaborador freqüente de peças de jornal na Escandinávia. Eriksen foi um candidato política menor para o Partido Liberal norueguês . [ 1 ] Nas eleições autárquicas de 2011, ele é um candidato menor para o Partido Verde, em Oslo.
Entre 2004 e 2010, Eriksen dirigiu um programa interdisciplinar de pesquisa Complexidade, Cultural na Noruega Nova (CULCOM), da Universidade de Oslo.Em uma declaração programática, ele disse que o objetivo principal era o de "redesenhar o mapa da Noruega" para ajustá-la às novas realidades transnacionais, complexa e globalizada. Um livro que resume os