Resumo Do Cap Tulo 9
- O fenômeno da memória
- Codificação: A entrada da informação
- Armazenamento: Conservando a informação
- Recuperação: A saída da informação
- Construção da memória
- Melhora da memória
Se alguém pergunta seu nome, sua idade ou o nome de sua mãe, todos temos uma resposta rápida, pois temos todas essas informações guardadas em uma espécie e arquivo biológico, a nossa memória. Quando precisamos fazer uma prova e utilizar uma fórmula complexa, recorremos a esse mesmo “arquivo”. Consideramos memória a aprendizagem adquirida e fixada ao longo do tempo.
Temos facilidades para recordar momentos importantes na nossa vida, isso acontece porque nossa memória guarda com mais facilidades os eventos emocionais significativos como uma memória de flash.
O processo de memorização acontece em três etapas: a entrada da informação (codificar), a conservação (arquivar) e saída (recuperar informações). A informação é adquirida através da sensação, se for uma informação para uso imediato ela fica arquivada na memória de curto prazo por alguns dias, já se a informação for necessária por algum tempo ela fica na memória de trabalho, nessa memória ficam arquivadas informações de uso cotidiano, mas que se não forem utilizadas frequentemente caem no esquecimento. As informações importantes e cruciais ficam arquivadas na memória de longo prazo, mesmo depois de tempos sem as informações serem utilizadas, elas não são esquecidas.
A codificação das informações pode ocorrer de duas formas. A primeira é uma codificação com processamento automático, as informações são codificadas sem esforço, ao serem adquiridas são memorizadas ao mesmo sem perceber, e não são impedidas, são informações como espaço, tempo e frequência. A segunda forma é o processamento com esforço, as informações devem ser estimuladas para serem codificadas, devem ser ensaiadas, repetidas para aumentar a retenção, pois quanto mais tempo temos pra “decorar” melhor é a retenção, ou seja o processamento com