Resumo Cap Tulo 9 Termo
TERMODINÂMICA
9.1 Considerações Básicas na análise dos ciclos de Potência
Ciclo Ideal: Quando todas as irreversibilidades e complexidades são removidas do ciclo real. Ficamos com um ciclo que se parece muito com o ciclo real, mas que é formado totalmente por processos internamente reversíveis.
Eficiência Térmica: ou
Idealizações nas análises de ciclos de potência:
1. O ciclo não envolve qualquer atrito. Assim, o fluido de trabalho não sofre nenhuma queda de pressão ao escoar em tubos ou dispositivos como os trocadores de calor.
2. Todos os processos de expansão e compressão ocorrem de forma quase estática.
3. Os tubos que conectam os diversos componentes de um sistema são bem isolados e a transferência de calor ao longo deles é desprezível.
Em turbinas, compressores, bombas e condensadores não se consideram variações de energia cinética e potencial, pois são consideradas muito pequenas em relação aos outros termos da equação.
Bocais e difusores se consideram as variações de energia cinética e potencial.
Ciclo Rankine: é o ciclo ideal das usinas de potência a vapor, o fluido de trabalho escoa através se uma série de dispositivos de escoamento em regime permanente como a turbina e o condensador. Devem ser usadas equações pertinentes a sistemas com escoamento em regime permanente.
Ciclo Otto: é o ciclo ideal para o motor de automóvel de ignição por centelha, o fluido de trabalho é alternadamente expandido e comprimido em um sistema pistão-cilindro, devem ser usadas equações de sistema fechados.
9.2 O ciclo de Carnot e seu valor para a engenharia
Pode ocorrer em sistemas fechados ou em sistemas de escoamentos permanentes. Composto por quatro processos totalmente reversíveis:
1. Fornecimento isotérmico de calor;
2. Expansão isentrópica;
3. Rejeição isotérmica de calor;
4. Compressão isentrópica;
O fluido de trabalho pode ser um gás ou vapor.
Eficiência Termina do ciclo de Carnot:
A eficiência térmica aumenta com o aumento da temperatura média com a