Resumo do artigo: SILVA, S. Ambiente Pessoal de Aprendizagem (PLE) como Recurso de Aprendizagem para o Professor
O Artigo “Ambiente Pessoal de Aprendizagem como Recurso de Aprendizagem para o Professor” trata da evolução da internet e suas conseqüências para o processo de aprendizagem, não só de estudantes, mas também do próprio professor.
A internet, desde que tomou dimensões mundiais, passou a ser uma ferramenta de interação e de disseminação de informações, alterando o modo das relações pessoais e profissionais. Silva afirma que a internet atual (web 2.0) difere da internet em seu surgimento (web 1.0) por deixar de ser apenas um ambiente para compartilhar apenas informações e se tornar ser um ambiente de relevância social, onde os indivíduos encontram local para se expressar e compartilhar produções pessoais, artísticas ou intelectuais. Por ser um espaço virtual, sem fronteiras e de fácil acesso, a autora aponta para a relevância da internet nos processos de educação, que se tornam altamente moldáveis e maleáveis de acordo com as necessidades pessoais do aprendiz, como idade, fase da vida e motivação para aprender.
É neste contexto que o conceito de Ambiente Pessoal de Aprendizagem ou PLE (Personal Learning Environment) é discutido. A autora traz 5 diferentes autores para definir o Ambiente Pessoal de Aprendizagem; este ambiente, em suma, consistiria de sistemas flexíveis elaborados pelo próprio estudante com base em seu tempo, objetivo, recursos e motivações para aprender. Assim, o estudante determina, de forma autônoma, o conteúdo e as ferramentas utilizadas para seu aprendizado – e as ferramentas tecnológicas e a internet são grandes facilitadoras na construção do PLE. Silva ressalta, no entanto, que o PLE não é apenas tecnologia e também não é uma ferramenta concreta (como um site ou um software), mas sim uma maneira não formal de