resumo do artigo Nossa melhor aposta
Professora: Denize de Oliveira
Aluna: Laiane Nunes
Disciplina: Português Instrumental
RESUMO:Autor ( André Petry,) revista veja 5 de maio de 2010
NOSSA MAIOR APOSTA
A tecnologia é moralmente neutra - cura um câncer e explode a bomba -, mas é a via mais segura para resolver muitos dos problemas atuais.
,
Palavras-chave: Tecnologia; Internet; Progresso.
Mary Shelley escreveu seu livro mais famoso que é interpretado como marco zero da demonização da tecnologia. Em o Moderno Prometeu, a autora compara a tecnologia a uma força autônoma, que pode resultar em aberração e monstruosidade e acabar voltando-se contra seu criador. Hoje, acusa-se a tecnologia de poluir as cidades, devastar rios e florestas, aquecer o planeta, causar acidentes, destruir empregos, provocar dilemas morais, afastar as pessoas. Diante disso, é notável que o vento ande soprando na direção contrária - e a tecnologia, finalmente, comece a ser vista não mais como parte do problema, mas como a solução.
A internet carrega em si um gene democrático. “Os governos não podem esconder informações com a facilidade de antes, mas a internet não é uma ameaça incontornável”. Como força que armazena e difunde informação, a internet é arrebatadora. Hoje, só a Amazon tem 500 000 títulos à venda on-line - cada um leva sessenta segundos para ser transmitido por ondas eletromagnéticas ao Kindle, o leitor eletrônico. É impossível censurar o conteúdo de nuvens (o termo técnico para a rede difusa de armazenamento de dados digitais acessados via internet), e as ondas não podem ser incineradas. A internet criou o "paradoxo da modernidade". Ele se traduz pela absoluta necessidade que regimes de força têm das novas tecnologias para modernizar suas economias de modo a saciar a fome do povo. A "diplomacia digital" dos Estados Unidos aposta na força desse paradoxo para enfraquecer regimes ditatoriais. Procura revestir a liberdade de expressão na rede mundial de