PSICANALISE
Este trabalho tem como objetivo abordar de forma profunda as teorias da psicanálise de Sigmund Freud que desenvolveu seu trabalho na tentativa de explicar o manifesto do comportamento e da personalidade humana, criando um modelo estrutural da personalidade e também seus mecanismos de defesa.
2 - PSICANÁLISE
Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, embora derivada desta.
A psicanálise influencio muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud no fim do século XIX/início do século XX e está intimamente relacionada a sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana.
Com base nesse corpo teórico Freud desenvolveu um tipo de psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de psicanálise.
De acordo com Freud, a psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que são quase inacessíveis por qualquer outro modo, um método para o tratamento de distúrbios neuróticos, e uma coleção de informações psicológicas ao longo dessas linhas, e que gradualmente se acumulou numa nova disciplina cientifica. A essa definição elaborada pelo próprio Freud pode ser acrescentada um tratamento possível da psicose e perversão, considerando o desenvolvimento dessa técnica.
Ainda segundo o seu criador a psicanálise cresceu num campo muitíssimo restrito. No início, tinha apenas um único objetivo - o de compreender algo da natureza daquilo que era conhecido como doenças nervosas