Resumo - Diversidade nas Organizações
O curso online de Diversidade na Organização da Fundação Getúlio Vargas realizado no dia 11 maio de 2014, traz informações relacionadas às problemáticas que podem aparecer em uma empresa e, conseqüentemente, envolve a área do RH como: a contratação de pessoas com deficiência; a quebra de uma padronização de contratação de pessoas; promoção da diversidade de gênero, raça e faixa etária com equidade no tratamento de todos.
A contratação de pessoas com deficiência não é apenas uma questão política, evolve tanto a estrutura da organização como na função em que o indivíduo irá exercer, portanto, para realizar tanto a descrição da vaga quanto o feedback há a necessidade de clareza nas informações para não causar transtornos para a pessoa com deficiência que procura a oportunidade de emprego e nem para a organização que precisa de um funcionário para uma função em específico.
A quebra de padronização em contratação de pessoas consiste em contratar pessoas com competências diferentes, isto é, muitas vezes, a empresa formula um perfil de funcionário e permanece sempre nele, resultando em um “olhar viciado”. Segundo o curso, rever um “olhar viciado” é valorizar e incentivar a expressão de diferenças para que cada um possa ser aquilo que é.
A promoção de diversidade de gênero, raça e faixa etária com equidade (igualdade) no tratamento tem como base uma pesquisa realizada em 2003 (com o nome de Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas) que constatou que nos principais cargos executivo há, em grande maioria, homens brancos com alto grau de instrução, há poucas mulheres (índice de 9% em diretoria) e homens negros (índice de 1,8% em diretoria) nas empresas, há pouca probabilidade de contratação de pessoas com mais de 45 anos, há poucas empresas com políticas de promoção à diversidade étnica ou de gênero. Desta forma, como proposta de intervenção existe um olhar mais atento à estes