resumo direito adm
Informática
A CESPE chama slide de eslaide, site de sítio, hyperlink de ligação, e está correto, porque são sinônimos.
CESPE costuma dar como correta uma questão incompleta
Os programas, documentos ou mensagens passíveis de causar prejuízos aos sistemas podem ser incluídos na categoria de malwares, que podem ser divididos em três subgrupos:
Vírus - são programas de informática capazes de multiplicar-se mediante a infecção de outros programas maiores. Tentam permanecer ocultos no sistema até o momento da ação e podem introduzir-se nas máquinas de diversas formas, produzindo desde efeitos simplesmente importunos até altamente destrutivos e irreparáveis. Precisa de hospedeiro;
- Para que possa atuar é necessário que o arquivo seja executado. s vírus de boot infectam o setor de boot (inicialização) do disco. Este setor, também identificado como trilha zero, é o primeiro local do disco de inicialização a ser lido após um POST (Power On Self Test) com sucesso.
Backdoor é um programa que permite o acesso de uma máquina a um invasor de computador, pois assegura a acessibilidade a essa máquina em modo remoto, sem utilizar, novamente, os métodos de realização da invasão. Colocado no micro da vítima para que esta tenha sempre uma porta aberta para o invasor poder voltar aquele micro sem precisar usar as mesmas técnicas que utilizou na primeira invasão.
Worms - similares aos vírus, com a diferença de que conseguem realizar cópias de si mesmos ou de algumas de suas partes (e alguns apenas fazem isso). Os worms não necessitam infectar outros arquivos para se multiplicar e normalmente se espalham usando recursos da rede (o e-mail é o seu principal canal de distribuição atualmente). diferentemente dos vírus, eles não infectam os arquivos, pois eles já o são!) Gera sobrecarga na rede;
- Não precisa ser executado. Spyware vTransformam o micro em um "BBB".
Phishing te leva a um site falso. vírus propriamente ditos, worms e trojans