resumo desmundo
A propriedade onde reside Francisco de Albuquerque, mostra a mão de obra utilizada por índios capturados em florestas. Mora com a mãe e com uma criança com problemas mentais. Um padre Jesuíta um dia decidi ir até a propriedade de Francisco de Albuquerque afim de levar consigo alguns filhos de índios, pois os jesuítas participavam sobre debates que expunham a escravidão de indígenas.
Um dia Oribela tenta fugir, Após ser estuprada pelo seu marido, que já não conseguia mais compreender o seu desejo de espera. Oribela não conhecia bem a região, porém saiu correndo pelo mato afim de fugir, no caminho encontra uns homens a quem pede ajuda para voltar para Portugal. Francisco se da conta da sua ausência e sai para procurá-la e a encontra em perigo, pois seria estuprada pelos homens, até que Francisco Mata-os .
Assim que voltou para com o seu esposo, Oribela ficou acorrentada recebendo os cuidados de uma índia. Até que Oribela reconquista a confiança de seu marido e começa a se aproximar de seus parentes, até perceber um dialogo meio incestuoso entre Francisco e a sua mãe, e o fato de haver uma menina com problemas mentais, deu a pensar que poderia ser filha de Francisco.
Um cristão-novo, chamado Ximeno Dias que era mercador, começou a se aproximar da propriedade de