Biografia Tomas Hobbes
Hobbes discute que não há um consenso para a humanidade viver socialmente em paz, os homens estão interessados muito mais viver as custas dos seus próprios interesses, as pessoas buscam dignidade e honra que não há em sua maioria, causando as divergências e surgindo a inveja e o ódio, suscitando enfim as guerras. Hobbes faz um comparativo com as abelhas e as formigas, são criaturas que vivem socialmente políticas sob a visão de Aristóteles. Elas não tem outro rumo a não ser seus próprios juízos particulares e não possuem senso do que é considerado o que possa ser bom em comum.
Os homens julgam-se seres uns mais sábios que os outros, mais capazes que os outros para exercer o poder Público, agem de forma própria e defendem a sua maneira reformas e inovações, resultando em divergências políticas e levando o país à guerras civis. As pessoas costumam impor o que é certo ou errado umas para as outras e estabelecem o seu juízo de valor sob o que consideram o bem e o mal, despertando aos indivíduos descontentamento e infelicidade.
O homem tem satisfação em demonstrar sua sabedoria e tem a tendência de questionar as ações do outro, isto implica em avaliar constantemente a maneira em que é governado através do Estado. O pacto feito entre os homens aparentemente natural, porém observa-se a necessidade de muito mais que isso, para ser duradouro deve-se haver um acordo, é preciso um poder em benefício comum e que seja respeitado. A única forma para traduzir esse acordo de poder é