Resumo de desmundo
Ambientado em 1570, mostra a situação de jovens órfãs portuguesas no Brasil Século XVI. Enviadas pela Rainha Dona Catarina a pedido da igreja como um meio de conter a miscigenação dos primeiros colonizadores com as índias, mas apenas os homens com bons recursos que ficaram com as jovens.
O filme é contado sob a visão de Oribela, uma jovem sensível e extremamente religiosa que fora criada em um convento. Ela e as outras órfãs são levadas a um lugar onde são oferecidas aos pretendentes por meio de uma intermediaria. Elas são apresentadas a seus pretendentes e quando chega a vez de Oribela esta lhe da uma cusparada no rosto fazendo com que os outros homens a desprezem e rejeitem a oferta de casamento. Com tudo Francisco Alvarenga casa-se com ela mediante o pagamento de um dote.
Contrariada, Oribela casa-se com Francisco e vai morar no engenho de açúcar com o marido, a sogra e a cunhada deficiente. A jovem pede um tempo ao marido para que possa vir a cumprir com suas obrigações de esposa através da união sexual a fim de se acostumar com tal ideia e desenvolverem uma relação de afeto, contudo ele chega a violenta-la física e sexualmente fazendo com que ela fuja. Durante essa fuga ela chega próximo aos navios que a levariam de volta a Portugal, mas ali novamente tentam estuprá-la. Isso apenas não ocorre, porque seu marido nota sua falta e chega ao local no exato momento do ocorrido. Francisco mata três tripulantes do navio que tentavam fazer mal a sua esposa. Levada de volta a propriedade do marido, ela é acorrentada num pequeno cômodo da casa tendo como companhia da índia Temericô que cuida de suas feridas causadas pelas correntes. Depois de certo tempo ela é liberada das correntes sob ameaça de morte se tentar fugir novamente.
Oribela tenta se relacionar com os familiares e é quando conhece Ximeno, um mercador que é conhecido do seu marido, ela demonstra interesse nele, chegando a ser violentada física e sexualmente pelo marido ao perceber um