Resumo de " A Senhora de José de Alencar"
394 palavras
2 páginas
A Senhora “A senhora” foi uma história baseada em fatos reais, José de Alencar então se inspirou para escrever essa história tão fascinante. No decorrer da leitura, o leitor conclui que é um livro incomum de romance, que parece mais apenas um confronto de um casamento arranjado; então nosso genial Alencar, acaba revelando o segredo dessa historia interessante. A historia começa com a personagem chamada Aurélia, uma beldade rica, que possuí uma governanta chamada D. Firmina Mascarenhas uma parenta viúva, e seu tutor é seu tio, seu avô era um fazendeiro riquíssimo, este tinha um filho homem, que se casou com uma moça pobre e ambos fugiram, o pai de Aurélia morre e sua mãe fica em situação precária. Aurélia costumava a frequentar bailes à noite, uma vez questionando a si mesma, pensou qual era o seu destino, então ela escreveu uma carta para Sr. Lemos (seu tio), arranjar seu casamento com Fernando Seixas, o atual noivo de Adelaide Amaral, (essa Aurélia está muito “fura olho”), Fernando era um homem com uma situação financeira precária, que pretendia se casar com uma moça rica para sustentar suas irmãs e sua mãe e claro luxar um pouquinho.
Fernando mesmo sem conhecer a moça direito, recebe uma parte do alto dote e acaba aceitando se casar com Aurélia, quando ele foi apresentado a Aurélia sente uma profunda humilhação, pois anos passado ele rompeu com ela para ficar com Adelaide que era mais rica. Quando Aurélia ainda era pobre, arrependido Seixas rompe com Aurélia e se torna noivo de Adelaide; perto de falecer, o avô da pobre moça, vai de encontro a sua neta e deixa toda a sua fortuna, sua mãe morre e D. Firmina e seu tio Sr. Lemos se tornam seu guardiões.
Aurélia e Fernando acabam tendo um matrimônio um tanto infeliz, em público mostravam-se afetuosos, contudo entre si viviam brigando; ele acaba se sentindo um escravo de Aurélia de sua regalias e de seus desejos. Fernando acaba a recusar todo o luxo e começa há trabalhar dedicadamente em um negocio, uma parte