Resumo do Livro ''Senhora'' de José de Alencar
Aurélia também era uma pobre moça, mas que subira na vida após herdar a fortuna de seu avô fazendeiro. Era uma moça belíssima. Aurélia e Seixas iam se casar, mas esse casamento não ocorreu porque Seixas sabia que era pobre, e sabia que não era o homem certo para Aurélia, apesar de amá-la. Esse relacionamento se desfez quando o pai de Adelaide de Amaral oferece um dote para que ele se casasse com sua filha, e ele aceita.
Aurélia era uma moça muito rica, e esse dinheiro atraiu muitos homens para si, esses homens estavam interessados somente na sua riqueza. Ela tinha 18 anos quando apareceu na sociedade pela primeira vez. Não a conheciam. Ela era órfã e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não era flor que se cheire. A protagonista têm 19 anos, dezoito deles ela viveu na miséria.
Seixas era um moço com menos de 30 anos. Tem uma fisionomia de ‘’gente rica’’, e também sedutora. Ele tinha um bigode próximo a boca. Tem um peso normal, é de elevada estatura. Era um homem honesto, mas essa qualidade é flexível no sentido de moldar a vaidade e a ambição. Ele não costuma ajudar os outros, não era otimista.
Ele era filho de um empregado público, ficou órfão aos 18 anos, Seixas foi obrigado a abandonar seus estudos na Faculdade de São Paulo pela impossibilidade em que se achou sua mãe de continuar-lhe a mesada.
Já estava no terceiro ano, ele era muito esforçado em seus estudos, enquanto seu colega Torquato Ribeiro, lhe oferecia hospitalidade.
D. Camila, mãe de Seixas, por conselho de amigos, pôs o dinheiro na Caixa, donde ia tirando os juros semestrais que sustentava os gastos da casa, ajuda dos aluguéis de dois e escravos e também