NECA
Seu objetivo central é a construção e a reconstrução permanente de uma estrutura coletiva de investigação que reúna e organize os pesquisadores e profissionais pessoalmente envolvidos, tanto no conhecimento das questões da infância, da adolescência, da juventude e de suas famílias, quanto no das políticas e práticas para ela direcionadas. Em termos gerais, os integrantes do NECA têm objetivos de natureza investigativa e de intervenção. Nesse sentido, buscam alcançar o equilíbrio entre a pesquisa que viabiliza o avanço teórico-conceitual e a pesquisa que encaminha e desvela questões postas pela prática, no sentido de extrair dela potenciais propostas de trabalho, transformando-as em alternativas profissionais. Para alcançá-las, procuram, em uma primeira instância, localizar, sistematizar e organizar o conhecimento acumulado, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito da prática profissional e institucional.
Princípios
Construção de conhecimentos, participação e envolvimento nas discussões nos diversos espaços: da Universidade, dos centros de pesquisa, das organizações da sociedade civil (governamentais e não governamentais).
Compromisso com questões de conjuntura advindas da relação Estado e Sociedade Civil na busca de respostas aos desafios impostos pela realidade social. Apoio à construção de propostas técnico-metodológicas e a criação de instrumentos nas ações da sociedade civil – fóruns, conselhos e demais movimentos sociais. Articulação entre as ações e pesquisas da área com as realizadas em diferentes campos institucionais e das ciências humanas e sociais.
No decorrer da sua história o Neca