resumo de topografia
EIXO DA TECNOLOGIA
DISCIPLINA: TOPOGRAFIA
PROFESSOR: PEDRO PAULO MARTINS DE CARVALHO
BRUNA THALITA ALEXANDRE SILVA
DAIANE RODRIGUES SILVA
RICARDO ALMEIDA DA GAMA
THIAGO MARTINS ALMEIDA
RESUMO DAS AULAS DE TOPOGRAFIA
Novembro de 2014
Delmiro Gouveia – AL
Topografia
A palavra topografia é de origem grega ( Tophos – lugar, Graphen – descrever). Assim podemos definimos “Topografia: descrição exata e minuciosa de um lugar.” (DOMINGUES, 1979).
O objetivo da Topografia é a obtenção das dimensões (lineares, angulares, superfície), contornos (perímetro) e posição relativa (localização em relação a uma direção de referência) de uma parte da superfície terrestre.
Sua importância reside no fato de ser a base de qualquer projeto, seja ele de arquitetura ou Engenharia. Fornecendo os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
Geodésia
É uma ciência que se ocupa dos processos de medição e especificações para o levantamento e representação cartográfica de uma grande extensão da superfície terrestre, levando-se em consideração a curvatura terrestre.
Diferenças entre Topografia e Geodésia
Topografia
Geodésia
Extensões Limitadas
Grandes extensões
Planta ou desenho
Carta ou Mapa
Não leva em conta a curvatura da Terra
Leva em conta a curvatura da Terra
Segundo a (NBR13.133/94), da ABNT. O levantamento Topográfico considera um plano de projeção limitado a 50 km. A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal Cotada e denomina-se Superfície Topográfica.
Isto equivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetadas sobre um plano considerado horizontal. A esta projeção ou imagem figurada do terreno