Resumo Topografia final
De acordo com algumas definições, cartografia é a ciência que estuda e trata de operações científicas, técnicas e artísticas para elaboração e utilização das cartas segundo o tipo de escala.
A cartografia é um dos primeiros recursos a serem disponibilizados para o planejamento, seja ele ambiental, social ou econômico. Porque não se pode planejar o que não se conhece.
Cada país possui sua cartografia de base ou também chamada de cartografia nacional e é fundamental que a conheça, pois a mesma é referência para a construção de muitos mapas temáticos. Ela é de responsabilidade de agências governamentais, civil ou militar onde no Brasil, é de responsabilidade da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Diretoria do Serviço Geográfico (DSG) do Exército.
Como cada país tem definido seu Sistema Geodésico e sua Cartografia, foi realizado um acordo internacional com o principal objetivo de mapear o globo terrestre. Esse acordo gerou uma cartografia de base denominada “Cartografia Internacional do Mundo ao Milionésimo”. Foram determinados padrões técnicos para que cada país pudesse mapear seus territórios e também foram determinadas duas finalidades principais:
Fornecer um documento que permita uma visão de conjunto do mundo para estudos preliminares de planejamento e investimentos;
Oferecer uma carta básica que permita preparar séries de cartas temáticas, as quais constituem elementos fundamentais para a execução de estudos e análise.
Além disso, os principais acidentes geográficos representados nessas cartas são: Planimetria e altimetria.
Mapeamento Sistemático Nacional
No Brasil, o mapeamento sistemático nacional foi elaborado por aerolevantamentos e planejado nas escalas 1:500 000; 1: 250 000; 1:100 000; 1: 50 000; 1: 25 000, porém as cartas quanto ao mapeamento topográfico, encontram-se desatualizadas, logo, a partir desse fator constata-se muitos problemas como desentendimentos e duplos esforços entre os próprios